Alentejo

Esse é um dos nomes mais emblemáticos dos vinhos portugueses, e um dos mais importantes no cenário da produção mundial de vinho, sabia?

A denominação de origem Alentejo conta com sub-regiões, espalhadas na imensidão de planícies onduladas. As que mais personificam a identidade alentejana, com maior equilíbrio entre frescura e fruta, são:

 Borba, com pouco Sol e muita chuva, oferece vihos frescos e elegantes, muito harmônicos.

 Évora, de clima quente e seco, produz alguns dos mais prestigiados vinhos da região.

 Redondo, delimitada pela Serra d’Ossa, é responsável por vinhos equilibrados muito típicos do Alentejo.

 Reguengos, onde vinhas velhas oferecem prestigiados vinhos encorpados e poderosos, com boa capacidade de envelhecimento.

Para quem procura vinhos mais quentes e suaves, o Alentejo oferece:

 Granja-Amareleja, de clima árido e solo pobre, com vinhos suaves de teor alcoólico elevado, principalmente da casta Moreto.

 Moura, onde a amplitude térmica extrema é responsável por vinhos quentes e macios, principalmente produzidos com a Castelão.

  Vidigueira, de clima temperado, traz a rara variedade Tinta Grossa e excelentes brancos.

E, quando o assunto é distinção, não há motivo para sair de Alentejo: 

 Portalegre, a sub-região mais original de todas, diferente pelas altas altitudes, proporciona vinhos poderosos, complexos, frescos e elegantes.

Mas, apesar dessas diferenças entre as sub-divisões do Alentejo, existe um fator comum aos vinhos dessa grande planície: o farto e sedutor caráter frutado, a complexidade, e o corpo muito bem estruturado. Esses são, certamente, vinhos de qualidade ímpar.

No Alentejo, assim como em todo Portugal, encontramos uvas nativas que produzem vinhos de caráter único. As castas nativas mais utilizadas na produção dos vinhos do Alentejo são as brancas Antão Vaz, Arinto, Fernão Pires e Roupeiro, e as tintas Alfrocheiro, Alicante Bouschet, Aragonez, Castelão, Touriga Nacional e Trincadeira. Cabernet Sauvignon e Syrah, internacionais, também aparecem nesses vinhos.

O Alentejo é assim. Um lugar com vinhos incríveis. Um brinde a seu povo, extremamente acolhedor!

Se quiser continuar sua viagem pelo mundo dos vinhos ainda em Portugal, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em